MK 677 (Butamoren) Impulsionador natural do hormônio
Durante décadas, a alternativa mais escolhida para a obtenção de altos ganhos de crescimento muscular eram os esteroides anabolizantes. Aplicações cíclicas de injeções de hormônio de crescimento humano. Com o uso frequente, os adeptos descobriram rapidamente que essas injeções sobrecarregaram de forma amplamente negativa diversos órgãos e o organismo como um todo. Pensando nisso, cientistas descobriram que os receptores do hormônio do crescimento poderiam ser estimulados para aumentar a sua produção sem a necessidade de administração de drogas intramusculares.
MK-677 é uma nova alternativa à estes esteroides anabolizantes. Trata-se de uma sulfonamida de espiroindolina, um poderoso secretagogo do hormônio de crescimento (GH) oralmente ativo. Tem sido estudado na última década para o tratamento de baixos níveis de IGF-1, bem como deficiências de GH em crianças, idosos. MK-677 é um suplemento usado para melhorar a sua saúde, incluindo metabolismo, força, longevidade, densidade óssea e capacidade cognitiva. Porém atualmente, MK-677 é frequentemente usado como uma excelente substância anabólica, ou seja, para aumentar a massa muscular. É oralmente ativo e basta ser tomado apenas uma vez por dia para obtenção de seus benefícios, ao contrário da maioria das outras substâncias encontradas atualmente no mercado
MK-677 se enquadra em dois grupos distintos. O primeiro, nos secretagogos do hormônio de crescimento (GSH) e no segundo, moduladores seletivos de receptores androgênicos (SARMs).
Em comparação aos outros estimuladores do hormônio de crescimento, MK-677 aumenta tanto os níveis de GH quanto IGF-1 (em até 89%). O IGF-1 (Insulin Growth Factor 1 ou Fator de crescimento Insulina-1) é um hormônio sintetizado principalmente pelo fígado, mas também por células ósseas e musculares. Sua produção é estimulada pelo GH e suas principais funções são aumentar a síntese de proteínas, diminuir os níveis de gordura corporal e reduzir as taxas de glicose sanguínea.
O IGF-1 é um dos hormônios mais importantes para quem está procurando aumentar sua musculatura, já que além de promover hipertrofia (aumentar o tamanho das fibras musculares), o IGF-1 também promove hiperplasia (aumento do número de fibras musculares). Níveis adequados do GH melhoram a oxidação lipídica, ou seja, a utilização dos estoques de gordura como fonte de energia para o metabolismo.
Outros benefícios do GH incluem fortalecimento ósseo, melhora da qualidade do sono, mais disposição, energia e aumento da libido. Os benefícios da utilização do GH são considerados melhores que a testosterona e seus derivados para a obtenção de massa muscular, uma vez que o GH não é androgênico e não causa aromatização (não é convertido em estrógeno) como acontece com a testosterona.
Tanto o hormônio do crescimento como o IGF-1, por sua vez, aumentam a massa muscular, a força muscular e reduzem a gordura corporal.
MK-677 demonstrou excelente atividade oral e tempo de duração e foi clinicamente comprovado como eficaz para uma série de patologias relacionadas ao déficit de GH. MK-677 em fase II de estudos de desenvolvimento para o tratamento da fibromialgia, doença de Alzheimer e sarcopenia. Outros estudos também indicaram que MK-677 pode ser de grande valia nas cicatrizações de feridas e regeneração de tecidos.
Comparação entre MK-677 e Esteroides anabolizantes
MK-677 promove o anabolismo sem resultar em propriedades androgênicas. Esteroides anabolizantes promovem um ambiente anabólico e androgênico no corpo através da suplementação com hormônios do crescimento sintéticos, para resultar em ganhos musculares. O anabolismo promove o crescimento muscular enquanto as propriedades androgênicas estão associadas ao desenvolvimento de características masculinas. Um ambiente androgênico, é responsável pelos efeitos colaterais comumente associados com os esteroides anabolizantes, como acnes, calvície, ginecomastia e alterações de humor. Já o MK-677, por ser um secretagogo de GH, estimula diretamente os receptores, promovendo a produção natural do hormônio de crescimento. Ou seja, seu corpo está promovendo seu próprio hormônio de crescimento e em quantidades muito maiores que o normal.
Vale ressaltar que MK-677além de promover um aumento do tecido muscular magro, promove simultaneamente um sistema eficaz de proteção para o músculo que já foi construído, devido a um papel muito importante do GH na promoção da recuperação muscular.
Mecanismo de ação
O mecanismo de ação mais bem compreendido MK-677 está relacionado às suas propriedades anabólicas da construção muscular. MK- 677 promove um aumento da secreção do hormônio do crescimento (GH) e aumenta o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1).
Sendo seu principal objetivo, a ligação da grelina à um dos GHSR (receptor da grelina) no cérebro, a qual é necessário para a sinalização da estimulação da liberação de hormônios de crescimento. MK-677 atua estimulando a liberação do GHRH, um hormônio responsável pela liberação do GH. Ao ser liberado, o GHRH exponencialmente, aumenta a sinalização nos somatotróficos da glândula pituitária anterior e paralelamente reduz a liberação de somatostatina. A somatostatina é um hormônio proteico produzido pelas células do pâncreas e intervém indiretamente na regulação da glicemia e modula a secreção de insulina e glucagon. É secretada pelo hipotálamo e atua inibindo a secreção do GH. Impedindo a liberação da somatostatina MK-677 resulta em maior liberação do GH.
É seguro para mulheres?
Por não exercer efeitos androgênicos, MK-677 é seguro para administração em mulheres. Pode ser usada a mesma dosagem recomendada aos homens, porém, devido às grandes quantidades produzidas de hormônio do crescimento, recomenda-se a dose inicial de 10 mg/dia.
Tempo de Meia Vida
O tempo de meia vida de MK-677 é de 24 horas, logo, sua administração se faz necessária apenas uma vez ao dia
preferencialmente tomado com o estômago vazio logo pela manhã.
Estudos
O tratamento de dois meses de indivíduos obesos com MK-677 aumenta a secreção de GH, a massa livre de gordura e o gasto de energia. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do tratamento oral com o secretagogo de GH MK-677 sobre a secreção de GH e a composição corporal em homens obesos saudáveis. O estudo foi randomizado, duplo-cego, paralelo e controlado por placebo. Vinte e quatro homens obesos, com idade entre 18 e 50 anos, com índices de massa corporal superiores a 30 kg / m2 e relação cintura / quadril superiores a 0,95, foram tratados com MK-677 25 mg (n = 12) ou placebo (n = 12 ) diariamente por 8 semanas.
Os resultados mostraram que o fator de crescimento semelhante à insulina no soro I (IGF-I) aumentou aproximadamente 40% com o tratamento com MK-677 (P <0,001 versus placebo). A proteína sérica de ligação ao IGF-3 também foi significativamente aumentada (P urinárias de cortisol não aumentaram em 2 e 8 semanas (P = NS vs. Placebo). A massa isenta de gordura aumentou significativamente no grupo de tratamento MK-677 quando determinada com absorciometria de raios X de dupla energia (P <0,01) ou usando um modelo de quatro compartimentos (P <0,05). Gordura total e visceral não foram significativamente alterados com a terapia ativa. A taxa metabólica basal foi significativamente aumentada em 2 semanas de tratamento com MK-677 (P = 0,01), mas não às 8 semanas (P = 0,1). As concentrações de glicose e insulina em jejum permaneceram inalteradas, enquanto um teste oral de tolerância à glicose mostrou
comprometimento da homeostase em 2 e 8 semanas.
Figura 1 – Composição corporal durante o tratamento de 2 meses com MK-677 (25 mg) ou placebo diariamente em indivíduos obesos. aeb mostram FFM e gordura corporal, respectivamente, conforme avaliado pelo DEXA. c e d mostram a massa celular corporal e a gordura corporal, respectivamente, calculadas usando o modelo de quatro
compartimentos. As barras verticais indicam o SE para os valores médios mostrados. Os valores de P são baseados em uma análise entre grupos da alteração percentual em relação à linha de base. *, P <0,05; **, P <0,01.
Concluiu-se que o tratamento de 2 meses com MK-677 em homens obesos saudáveis, causou um aumento sustentado nos níveis séricos de GH, IGF-I e proteína de ligação ao IGF-3. Os efeitos sobre a secreção de cortisol foram transitórios. Alterações na composição corporal e gasto energético foram de natureza anabólica, com um aumento sustentado na massa livre de gordura e um aumento transitório na taxa metabólica basal. Sugere-se que um período de tratamento prolongado pode promover uma redução na gordura corporal.
Efeitos da administração de MK-667 Oral na Composição Corporal.
Foi realizado um estudo para determinar se o MK-677, um inibidor da grelina oral, aumenta a secreção de hormônio do crescimento na faixa jovem-adulto sem efeitos adversos graves, previne o declínio da massa livre de gordura e diminui a gordura visceral abdominal em idosos saudáveis.
Ensaio clínico de dois anos, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, cruzado modificado em centro de pesquisa clínica geral realizado em um hospital universitário. Foram selecionados 65 adultos saudáveis (homens, mulheres em terapia de reposição hormonal e mulheres que não recebem terapia de reposição hormonal) variando de 60 a 81 anos de idade. Foi administrado 25 mg de MK-677 ou placebo uma vez ao dia. O hormônio do crescimento e níveis de fator de crescimento semelhante à insulina I. Massa livre de gordura e gordura visceral abdominal foram os pontos finais primários após 1 ano de tratamento. Outros desfechos foram peso corporal, massa gorda, sensibilidade à insulina, níveis de lipídios e cortisol, densidade mineral óssea, massa magra e gordurosa dos membros, força
isocinética, função e qualidade de vida. Todos os pontos finais foram avaliados no início e a cada 6 meses.
Os resultados mostraram que a administração diária de MK-677 aumentou significativamente os níveis de hormônio de crescimento e de fator de crescimento semelhante à insulina I aos níveis de adultos jovens saudáveis, sem efeitos adversos graves. A massa livre de gordura média diminuiu no grupo placebo, mas aumentou no grupo MK-677 (variação, 0,5 kg [IC 95%, 1,1 a 0,2 kg] vs. 1,1 kg [IC, 0,7 a 1,5 kg], respectivamente; P < 0,001), assim como a massa celular corporal, como refletido pela água intracelular (variação, 1,0 kg [CI, 2,1 a 0,2 kg] vs. 0,8 kg [CI, 0,1 a 1,6 kg], respectivamente; P= 0,021). Não foram observadas diferenças significativas na gordura visceral abdominal ou massa gorda total; no entanto, o aumento médio na gordura dos membros foi maior no grupo MK-677 do que no grupo
placebo (1,1 kg vs. 0,24 kg; P= 0,001).
Os efeitos colaterais mais frequentes foram um aumento no apetite que diminuiu em poucos meses e edema leve e de membros inferiores transitórios e dor muscular. O aumento da remodelação óssea ocorreu em receptores MK-677. O aumento da massa livre de gordura não resultou em alterações na força ou função.
Concluiu-se que ao longo de 12 meses, MK-677 aumentou a secreção de hormônio do crescimento pulsátil, aumentou significativamente a massa livre de gordura e foi geralmente bem tolerada.
Estimulação do eixo do fator de crescimento tipo-insulina-hormônio do crescimento (GH) por administração oral diária de um secretagogo de GH (MK-677) em idosos saudáveis
Foram investigados os efeitos estimuladores no eixo do fator de crescimento semelhante a insulina GH (IGF-I) do MK-677 quando administrado oralmente. Trinta e dois indivíduos saudáveis (15 mulheres e 17 homens, com idades entre 64-81 anos) foram incluídos em um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Receberam placebo ou 2, 10 ou 25 mg MK-677, por via oral, uma vez ao dia por dois períodos de estudo separados de 14 e 28 dias. No início e no dia 14 de cada período de estudo, o sangue foi coletado a cada 20 minutos por 24 horas para medir
GH, PRL e cortisol. Atributos da liberação de GH pulsátil foram avaliados por 3 algoritmos independentes.
Os resultados mostraram que a administração de MK-677 durante 2 semanas aumentou as concentrações de GH de um modo
dependente da dose, com 25 mg/dia aumentando a concentração mia de GH de 24 horas 97 +/- 23% (mia +/- SE; P <0,05 versus linha de base). Este aumento foi devido a um aumento da secreção de GH pulsátil preexistente. A altura do pulso de GH e as concentrações de nadir do interpulso aumentaram sem alterações significativas no número de pulsos. Com 25 mg/dia de tratamento com MK-677, as concentrações séricas médias de IGF-I aumentaram para a faixa normal para adultos jovens (141 +/- 21 microgramas / L no início do estudo, 219 +/- 21 microgramas / L com 2 semanas e 265 +/- 29 microgramas / L às 4 semanas, P <0,05). O MK-677 produziu aumentos significativos na glicose em jejum (5,4 +/- 0,3 a 6,8 +/- 0,4 mmol / L às 4 semanas; P <0,01 versus a linha de base) e proteína de ligação a IGF-3. As concentrações circulantes de cortisol não mudaram, e as concentrações de PRL aumentaram 23%, mas permaneceram dentro da faixa normal. O estudo concluiu que o tratamento uma vez ao dia de pessoas idosas com MK-677 por até 4 semanas aumentou a liberação de GH pulsátil, aumentou significativamente as concentrações séricas
de GH e IGF-I e, na dose de 25 mg / dia, restaurou as concentrações séricas de IGF-I de jovens adultos.
O tratamento MK-677 aumenta os marcadores de formação óssea e reabsorção óssea em jovens obesos do sexo masculino.
O efeito de 2 meses de tratamento com o secretagogo de hormônio de crescimento oral (GH) MK-677 sobre os
marcadores do metabolismo ósseo foi determinado em indivíduos do sexo masculino obesos saudáveis. Este foi um estudo randomizado, duplo-cego, paralelo, controlado por placebo. Vinte e quatro homens obesos saudáveis, de 19 a 49 anos de idade, com índice de massa corporal> 30 kg / m2 foram tratados com MK-677 (25 mg / dia; n = 12) ou placebo (n = 12) por 8 semanas. MK-677 aumentou marcadores de formação óssea; um aumento de 23% no propeptídeo carboxi-terminal dos níveis de procolágeno tipo I e um aumento de 28% nos níveis de peptídeo procolágeno III foram observados com apenas 2 semanas de tratamento com MK-677 (p <0,01 ep = 0,001 versus
placebo, respectivamente) enquanto um aumento de 15% nos níveis séricos de osteocalcina não foi detectado até 8 semanas de tratamento (p <0,01 versus placebo). Marcadores de reabsorção óssea foram induzidos dentro de 2 semanas de tratamento com MK-677; os níveis séricos do telopéptido reticulado carboxi-terminal do colagénio tipo I aumentaram 26% às 8 semanas (p = 0,001 versus placebo) e as taxas de hidroxiprolina / creatinina e cálcio / creatinina na urina aumentaram em 23% (8 semanas) p <0,05 versus placebo) e 46% (p <0,05 versus placebo), respectivamente, o MK-677 aumentou a proteína sérica de ligação ao fator de crescimento semelhante à insulina-5 (IGFBP-5) em 43-44% após 2-8 semanas de tratamento (p <0,01 versus placebo).
Em conclusão, O tratamento a curto prazo de voluntários masculinos obesos saudáveis com o secretagogo de GH MK-677 aumenta os marcadores de reabsorção e formação óssea. Grandes aumentos nos níveis séricos de IGF-1 e IGFBP-
5 e um aumento transitório no soro IGFBP-4 foram encontrados. Futuros estudos de longo prazo são necessários para investigar se o tratamento prolongado com MK-677 aumenta a massa óssea.
SUGESTÃO DE FÓRMULA
MK-677 – 25 mg
Uma cápsula 1x ao dia em jejum.
SUGESTÃO DE FÓRMULA
MK-677 – 25 mg Excipiente QSP – 30 mL Um mL ao dia em jejum.
Deve ser aplicado diretamente na boca e pode ser usado água ou suco para ingerir. Não deve ser misturado antes de ser administrado.
CONTRAINDICAÇÕES
MK-677 é contraindicado para pessoas diabéticas pois pode reduzir a sensibilidade à insulina.
EFEITOS COLATERAIS
Os efeitos colaterais mais frequentes são:
– Aumento do apetite;
– Fadiga;
– Dores musculares;
– Edema leve e transitório dos membros inferiores;
– Alteração de humor;
– Azia;
– Indigestão;
– Resistência à insulina.