Blog

Você tem compulsão por doces?

Muita gente sente uma vontade repentina de comer açúcar ou algum prato doce específico. O problema é quando isso acontece com frequência excessiva.

De acordo com os médicos, isso pode acontecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse, ou problemas fisiológicos, como hipoglicemia, que é a queda de açúcar no sangue.

Dependência de açúcar

O açúcar, assim como outras substâncias refinadas (farinha branca, por exemplo), causa um tipo de vício no cérebro que faz com que a pessoa não consiga ter total controle sobre o que está consumindo.

O vício em açúcar acontece quando você sempre deseja algum doce ou bebida açucarada. Também é semelhante a outros vícios, como o vício em fumar ou o álcool. Caso não consiga obter açúcar, a pessoa que já está em um grau de vício pode começar a se sentir cansado, ou bastante ansioso.

O açúcar em sua forma básica é conhecido como glicose e é usado como combustível para o corpo. Outros açúcares complexos, como açúcar de frutas (frutose) e açúcar do leite (lactose), também são decompostos no corpo em glicose.

Nosso corpo também usa o combustível de amidos. O amido é um carboidrato e está contido no pão, batata ou cenoura. Gorduras como manteiga, ovos e carnes também são divididas em glicose no sistema digestivo e no fígado. Isso é conhecido como glicogênese. Quando uma pessoa come açúcar simples regularmente, isso implica que não se pode decompor alimentos complexos em açúcares.

Dessa forma, porque estamos constantemente alimentando nosso corpo com açúcar simples, o corpo se torna incapaz de digerir e utilizar adequadamente outros alimentos mais complexos.

O açúcar também causa alterações neuroquímicas no cérebro. O efeito comportamental é semelhante ao que ocorre com drogas viciantes. Alguns estudos dizem que o açúcar e o sabor doce ativam os locais dos receptores beta-endorfina no cérebro. Este é o mesmo local receptor ativado por heroína e morfina.

Em conclusão, o açúcar é viciante e perigoso para a sua saúde. Tomadas em pequenas quantidades, elas podem ser uma pequena recompensa para você, mas em grandes quantidades será prejudicial à sua saúde.

Tirar ou controlar a presença de açúcar na alimentação é a única forma de combater o problema.
A Pharmacy tem algumas opções de tratamentos diferenciados para quem deseja combater a compulsão por doces de forma mais natural.
São as cápsulas de Serenzo + Saffrin, substâncias que promovem o controle emocional, combatendo os efeitos do estresse e da ansiedade, de forma a combater a compulsão causada por fatores emocionais.

Deixe seu comentário