Blog

História Dos Medicamentos Manipulados

A produção de medicamentos manipulados tem sua origem nas primitivas poções praticadas pelos boticários, é uma arte que vem evoluindo há séculos, junto com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia farmacêutica.

A manipulação requer uma seleção criteriosa dos princípios ativos e da dose que permita obter a eficácia terapêutica desejada.

A grande vantagem das formulações magistrais é a possibilidade de escolha de fármacos, a associação de medicamentos para melhor efeito terapêutico, o ajuste de suas doses, conforme a necessidade de cada paciente, conferindo um tratamento personalizado, seguro e na quantidade exata para o período de tratamento

Formas de Apresentação

Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, cuja preparação compete às farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a direta responsabilidade do farmacêutico.O medicamento manipulado pode ser apresentado como:

**Fórmula magistral, o medicamento preparado em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares segundo receita médica que especifica o doente a quem o medicamento se destina;

**Preparado Oficinal, qualquer medicamento preparado segundo as indicações compendiais, de uma farmacopéia ou de um formulário, em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares, destinado a ser dispensado diretamente aos doentes assistidos por essa “farmácia ou serviço”.

SEGURANÇA

Quando se trata de medicamentos, não há como separar saúde e segurança. É por isso que a Farmácia Artesanal segue as normas de Boas Práticas de Manipulação da ANVISA e do Ministério da Saúde E mais: tem certificado de Garantia Internacional de Qualidade ISO 9001. Além do que, a Farmácia Artesanal dispõe de um Laboratório de Controle de Qualidade, que permite rigorosa seleção e aprovação das matérias-primas utilizadas. É por isso que, na Farmácia Artesanal, sua saúde está sempre em boas mãos.

Os atuais padrões de qualidade na utilização de medicamentos manipulados estão enquadrados num sistema de boas praticas a observar na preparação de medicamentos manipulados de acordo com normas e requisitos aprovadas pelo INFARMED

Preparação

Os medicamentos manipulados são dispensados e preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, cuja preparação e dispensa compete às farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a direta responsabilidade do farmacêutico.

Ao preparar um medicamento manipulado o farmacêutico deve assegurar-se da qualidade da preparação observando as boas práticas a observar na preparação de medicamentos manipulados em farmácia de oficina e hospitalar.

As dúvidas relativamente às condições e formulação de uma receita médica devem ser diretamente esclarecidas entre o farmacêutico e o médico prescritor.

RESULTADO

O medicamento manipulado pela Farmácia Artesanal, prescrito pelo seu médico, é feito especialmente para você, de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, você sempre obtém os melhores resultados em seus tratamentos.

PRATICIDADE

Atualmente, grande parte dos tratamentos prescritos requer o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo. E, nesses casos, é muito fácil se confundir sobre qual deles você já tomou ou tem que tomar. A Farmácia Artesanal oferece ao seu médico a possibilidade de associar as substâncias necessárias para o seu tratamento em uma única fórmula. Chega de vários frascos! Isso é praticidade.

PERSONALIZAÇÃO

Todo medicamento manipulado pela Farmácia Artesanal já vem com um rótulo especial. Ele contém o nome do paciente, composição, validade e modo de usar e cuidados referentes ao uso do produto, de acordo com a prescrição médica. Isso porque, na Farmácia Artesanal, tudo é feito especialmente e exclusivamente para você.

CONFIANÇA

Uma das maiores vantagens de se fazer um tratamento usando medicamentos manipulados pela Farmácia Artesanal é que você passa a contar com

Tags:,

Deixe seu comentário