Blog

Cuidados com a pele no Verão

Durante as estações quentes do ano, aumenta a atenção das pessoas com os perigos do sol para a saúde da pele. No verão, a exposição aos raios solares torna-se mais prolongada e mais frequente, seja por lazer ou mesmo atividades profissionais. E é essa exposição excessiva o principal fator de risco para o câncer de pele, o tipo de tumor mais frequente no Brasil.

O clima tropical, a grande quantidade de praias, a ideia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho ao ar livre (por exemplo, na construção civil e na lavoura) favorecem esse quadro. E, considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposição solar são cumulativos, é importante que cuidados especiais sejam tomados desde a primeira infância.

O uso do filtro solar é fundamental. É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS 30 ou mais e que protejam também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas. Além disso, chapéus, bonés, óculos transformam-se em aliados fundamentais nesta época do ano.

O sol e envelhecimento precoce

Além do câncer de pele, outro problema causado pela exposição excessiva ao sol é o envelhecimento precoce da pele. O eritema solar, popularmente conhecido como queimadura de sol, é produzido após a superexposição à radiação ultravioleta (UV) e manifesta-se por meio de vermelhidão na pele, dores nas regiões afetadas e, em casos mais graves, apresentam bolhas e feridas.

Além do filtro solar, para complementar a proteção da pele contra os danos do sol, existe um extrato obtido a partir de uma variedade selecionada de azeitonas da Itália, chamado Opextan®. Comercializado pela Infinity Pharma® para desenvolvimento de formulações dermocosméticas personalizadas, Opextan® age na redução da sensibilidade da pele à radiação UV, reduzindo o fotoenvelhecimento.

Tags:, , ,

Deixe seu comentário